Português Italian English Spanish

Você sabe como surgiram as Olimpíadas?

Você sabe como surgiram as Olimpíadas?

Data de Publicação: 3 de agosto de 2021 15:08:00
Os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes e é considerado o maior evento esportivo do planeta

Assessoria FESU

Muitos estão acompanhando as Olimpíadas de Tóquio pela televisão, mas você sabe como e onde surgiram os jogos olímpicos? Acho que não, né?

Os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes e é considerado o maior evento esportivo do planeta.

História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Já nos tempos da Era Moderna, Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), é considerado o fundador dos Jogos Olímpico e também criador da bandeira olímpica, em 1913.

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Após oito anos sem competição, em razão da Primeira Guerra Mundial, o mundo voltou a celebrar o esporte nos Jogos Olímpicos. Foi nessa edição que a bandeira Olímpica - com os cinco anéis representando a união dos cinco continentes - foi apresentada. A cidade belga testemunhou, pela primeira vez, a bandeira olímpica hasteada e o juramento dos atletas.

Brasil nas Olimpíadas

Os atletas brasileiros passaram longe das cinco primeiras edições de Jogos Olímpicos, de 1896 a 1912.

A participação do Brasil só começou em Antuérpia-1920, que recebeu uma delegação composta por 21 atletas participando em 5 modalidades (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo), e conquistou 3 medalhas (1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze).

De lá para cá, a única ausência do Brasil nas olimpíadas foi em Amsterdã-1928.

Na história, foram 129 medalhas, 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze.