JUBS2022: da Ceilândia Para Bélgica
Por: Saulo Cruz/FESU-DF texto. Fotos: Arquivo Particular Ygor Sousa
São nove da noite na Antuérpia/Bélgica e Ygor Souza está a fazer suas malas para embarcar para o Brasil, às vésperas dos Jogos Universitários Brasileiros, o JUBs. Ygor participou do Campeonato Mundial de Xadrez Universitário (2022 FISU World University Championship) e agora corre para comparecer ao JUBs que acontecerá em sua cidade, Brasília.
Ygor retorna ao Distrito Federal, especificamente para Ceilândia Norte. É lá que nasceu, cresceu e conheceu o Xadrez através de seu professor Rogério Soares. "O professor pagava uma semana de lanche para quem ganhasse dele, então eu jogava para comer à tarde na escola”. O atleta estudava em período integral no CEF 20 de Ceilândia Norte. Hoje, se a aposta ainda valesse, teria conta grátis vitalícia na lanchonete: o aluno superou o mestre e sempre dá seu cheque mate.
Ygor estuda Ciência Política na UnB e faz um paralelo entre seu curso e sua carreira de atleta: “é necessário estudar os clássicos, ver como foram as grandes partidas do passado”.
Em sua primeira viajem ao exterior já é um grande vencedor: foi capaz de realizar uma vaquinha para custear o que sua universidade não pôde ajudar. Viveu a experiência de uma competição internacional de alto nível.
Os primeiros jogos olímpicos em que nosso Brasil participou foram da Antuérpia em 1920, início de uma trajetória vitoriosa! Coincidência? É o sinal de uma jornada incrível. E Ygor já é um campeão: partiu de Ceilândia para se tornar um cidadão do mundo!