JUBs 2022: O Sonho de Ir Além.
Texto&Fotos: Saulo Cruz/FESU-DF
Tem uma sombra na arquibancada. Me aproximo e percebo que é uma garota toda vestida de preto. Ela acompanha com atenção o Judô durante os Jogos Universitários do DF, o JUDF (acontecido em 21/08/2022).
É Luiza Sousa, judoca já classificada para os próximos Jogos Universitários Brasileiros, o JUBs 2022.
Adoro sua elegância e lhe proponho de produzir uns retratos bem bacanas. Aproveito para fazer algumas perguntas para ir além de uma foto-legenda.
Luiza me conta que sempre gostou de esportes porque tem muita energia. Tinha 6 anos quando conheceu essa arte marcial japonesa. Sem qualquer influência de dentro de sua família, entraram para o tatame ela e sua irmã. Luiza continuou. Outro irmão começou a modalidade e ela o incentivou. Inclusive incentivo é uma palavra comum em sua vida: ela encoraja crianças a praticar essa forma de auto-defesa: “meus alunos adoram ouvir as histórias das competições, querem ver as medalhas que ganho”. A boa energia é sempre uma troca e Sensei Luiza, como é conhecida por seus pupilos, também recebe carinho e frases positivas que lhe motiva ainda mais a encarar a dura rotina tripla do atleta universitário: estudante do curso de Educação Física na Universidade Estácio, dá aulas de judô e treina duro para o JUBs Brasília. E seu norte vai além: quer conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. Torcemos por você, sensei!
A FESU-DF conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal e Conselho do Fundo de Apoio ao Esporte do Distrito Federal - CONFAE.