Português (Brasil)

Você sabe como surgiram os Jogos Universitários e as Atléticas?

Você sabe como surgiram os Jogos Universitários e as Atléticas?

Compartilhe este conteúdo:

Por Assessoria FESU

Primeiramente, o que é uma atlética?

As A.A.A´s (Associação Atlética Acadêmica) são as entidades responsáveis em promover e coordenar a parte esportiva no ambiente universitário e desempenham uma série de funções benéficas à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos.

Hoje, elas fazem parte da rotina de grande parte das universidades brasileiras. Promovem a integração entre estudantes, incentivam a prática de esportes e ainda promovem ações em prol do bem-estar social. Organizam treinos e campeonatos externos e internos em diversas modalidades esportivas.

Foto: Saulo Cruz/Ligth Press CBDU

Sobre os Jogos Universitários

As primeiras disputas dos jogos universitários aconteceram no início do século 19, em 1916, quando foram realizadas disputas interestaduais envolvendo universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Nessa época, as disputas estavam centradas no eixo Rio-São Paulo, e eram promovidas competições interestaduais de universitários desses dois Estados, assim como competições isoladas nas próprias universidades.

A tradição esportiva dos estudantes paulistas e cariocas fez com que as primeiras federações e associações surgissem no eixo Rio-São Paulo na década de 30.

Anos depois, em 1939, foi criada a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para organizar e estabelecer diretrizes para o esporte universitário. A CBDU passou então a organizar e oficializar competições desportivas em todo o país, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que tinham como diretrizes de sua filosofia a amizade, a fraternidade, a perseverança, a integridade e a cooperação.

Desde então, as competições passaram por reformulações e se tornaram ainda mais populares, ascendendo nas universidades a cultura das Atléticas.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: